NOSI vai construir Centro Tecnológico em Achada Grande Frente

Posted by Milton Cabral On terça-feira, 7 de setembro de 2010 0 comentários

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) vai construir, ainda este ano, o seu Centro Tecnológico, na zona da Achada Grande Frente. A notícia foi avançada pelo gestor Jorge Lopes, no decurso da visita da missão da União Europeia às instalações do Nosi.

“O projecto de construir o Centro Tecnológico visa e incorpora elementos como a certificação, a qualificação e a criação de condições de trabalho para as empresas privadas, para além da concessão de serviços partilhados para empresas dentro e fora do país, no sentido de reduzir custos de produção”, explicou Jorge Lopes ao visitantes.
Construir o centro faz parte de um leque de 160 projectos já definidos para servir a governação electrónica e o empreendorismo. O orçamento global já está feito e ronda os 40 milhões de euros. E agora toca mobilizar os financiamentos, a União Europeia já manifestou a intenção de apoiar o projecto.
A missão da União Europeia que esteve na semana passada na Praia, para participar na "troika" sobre a parceria especial, apreciou positivamente o trabalho desenvolvido pelo Nosi e destacou a necessidade de se investir mais nas estruturas já existentes. Aumentar o número de computadores, a capacidade dos mesmos, distribuir melhor as maquinas e pontos de contacto para que permitam às pessoas maior acesso à tecnologia e aos novos sistemas de informação são os desafios elencados por José Pereira, representante da União Africana (UA) no Secretariado do Conselho da União Europeia.
Refira-se que um dos pilares da cooperação Cabo Verde - União Europeia é a Sociedade de Informação, que se encontra sob a coordenação do Nosi.
in A semana

0 comentários to NOSI vai construir Centro Tecnológico em Achada Grande Frente

Enviar um comentário

Fazi bu Kumentário